Sobre a empresa

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Penápolis - CISA é composto pelos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis, como Associação Civil sem Fins Lucrativos. 

A iniciativa de composição do Consórcio de Saúde veio de Penápolis, que se mobilizou para transformar o Sistema de Saúde desde o início da década de 80. Em 1985 o município de Penápolis assinou o Convênio das Ações Integradas de Saúde – AIS, sendo criada nesse mesmo ano a Secretaria Municipal de Saúde. Sendo assim, no mesmo ano, os municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis, solicitaram autorização de suas Câmaras de Vereadores para participar de uma associação intermunicipal, criando a semente da formação do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Em julho de 1986 foi realizada a Assembléia de Prefeitos para a constituição do CISA com a aprovação de seu Estatuto. A estrutura administrativa torna-se realidade em 1989, funcionando basicamente a partir de Conselho com a participação de Prefeitos e vereadores dos 07 (sete) municípios. O Conselho de Prefeitos é o órgão deliberativo, elegendo o Presidente do Consórcio a cada 02 (dois) anos. O Conselho Fiscal, composto por indicação das respectivas Câmaras Municipais ou, na ausência desta indicação, pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde do referido Município, acompanha a gestão e fiscaliza a aplicação de recursos. Para garantir o funcionamento e a operacionalização foi criada uma secretaria executiva, dirigida por um Coordenador Geral e um Coordenador Técnico-Administrativo.  

As Unidades de Saúde que compõem o CISA são:
a) Clínica de Especialidades
  - Ambulatório de Especialidades
  - Ambulatório de Ortopedia
  - SAE – DST/HIV/AIDS

Esta unidade presta atendimento em várias especialidades, são elas:
1 – Cardiologia
2 – Dermatologia
3 - Endocrinologia
4 – Fonoaudiologia
5 – Gastroenterelogista
6 – Cirurgião Plastico
7 - Cirurgião Geral
8 – Infectologia
9 – Neurologia
10 – Oftalmologista
11 – Ortopedista
12 – Otorrinolaringologista
13 – Urologista
14 - Endoscopia
15 - E.E.G – Eletroencefalograma

b) Centro de Atenção Psicossocial
  - Centro de Atenção Psicossocial CAPS II
  - Centro de Atenção Psicossocial CAPS ALCOOL E DROGAS

c) Laboratório Local Adolfo Lutz de Análises Clínicas
  Estes serviços foram criados visando à racionalização dos recursos da área de saúde, e a garantia de prestação de serviços especializados, principalmente aos municípios de menor porte.

d) U.A.C. (UNIDADE DE AVALIAÇÃO E CONTROLE)
  A U.A.C. é componente obrigatório nas estruturas municipais de Saúde, sendo acordada que tal incumbência ficaria a cargo do CISA. Entre as atividades atinentes á este setor está o de emitir as “AIH – Autorização de Internação Hospitalar”, instrumento no qual os prestadores hospitalares vinculados ao SUS registram os procedimentos realizados, e consequentemente, quais os valores a serem percebidos por tais serviços. Também cabe a este setor autorizar a realização de procedimentos eletivos (aqueles que não se tem a urgência/emergência de serem realizados, podem ser agendados previamente a sua realização – cirurgia de cataratas, por exemplo). Consequentemente, cabe a este setor a auditoria dos procedimentos realizados, sendo um dos componentes do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, conforme normas regulamentadoras a respeito expedidas pelo Ministério da Saúde. Não há uma “unidade de medida” para tais serviços, pois, se revestem de procedimentos administrativos e técnicos de avaliação de solicitação de cirurgias, internações, procedimentos ambulatoriais, bem como a conferência, auditoria de documentos sobre os procedimentos realizados, abrangendo praticamente, 100% (cem por cento) do atendimento SUS realizado nos sete municípios integrantes do CISA.